quinta-feira, 29 de julho de 2010

Metáfora

" Essa é uma história de um rei bondoso e justo e seus súditos egoístas.
Imagine um lugar tranquilo, com clima ameno, lindas cachoeiras, pomares com todo tipo de fruta, casas sem muros ou cercas, onde não existe nenhum tipo de injustiça. O rei, diariamente, está junto com seu povo, ouvindo e atendendo suas necessidades. Este era o lugar onde este povo vivia.
Em um daqueles belos dias, apareceu um forasteiro, que, sutilmente foi se infiltrando no meio do povo sem chamar a atenção. Foi aos poucos espalhando suas ideias entre os moradores, tentando deixá-los contra o rei. Seu principal argumento era que as pessoas tinham o direito de serem livres da tirania do rei, mesmo não havendo atos tirânicos por parte do rei.
Uma revolta foi criada e o rei, sem alternativa, teve que banir os revoltosos para uma caverna escura, separando-os de seu convívio direto.
A sombria caverna agora era o lar daqueles revoltosos. O forasteiro conseguiu perverter o coração daquelas pessoas, e aproveitando o fato de estarem longe da presença do rei tornaram-se pessoas más, cometendo todo tipo de perversidade, acobertada pela escuridão. E a cada dia, caminhavam mais para dentro da caverna, afastando-se cada vez mais da luz.
Depois de algum tempo, acostumaram-se com a escuridão, esquecendo como era bom estar na luz. A escuridão já se tornava uma aliada.
Um longo tempo se passou, e as lembranças do antigo reino se apagavam de suas mentes. O rei bondoso e justo se tornava uma fábula, não parecia mais ser real. Agora, cada um governava sua própria vida.
O bondoso rei, tomado de amor por seus súditos resolveu resgatá-los. Para isso, mandou alguns mensageiros, anunciando que em breve mandaria seu filho para guiá-los para fora da escuridão e de volta para seu reino. Mas quando seus mensageiros chegavam com suas pequenas luzes na caverna, todos podiam ver a maldade, então, estes mensageiros eram logo eliminados do meio deles.
O príncipe foi então enviado. Ao chegar, sua luz resplandeceu tão intensamente que muitos ficaram tomados pelo medo, pois sabiam que a luz revelaria o quanto estavam doentes e sujos. Alguns o reconheceram e lembraram do que os mensageiros haviam dito, viram nele a esperança que haviam perdido há muito tempo. Sua luz começava a transformar aquele ambiente escuro em algo que lembrava o antigo reino.
Mas a escuridão já havia tomado o coração da grande maioria. Acostumar-se com a luz parecia impossível. A escuridão parecia muito mais cômoda, nela, suas feridas não pareciam tão ruins.
De forma desonesta e cruel, tramaram sua morte, tentando apagar sua luz. Ele foi tentado a ofuscar sua luz, sua autoridade foi questionada, até aqueles que o haviam reconhecido o abandonaram. A escuridão aparentemente havia vencido. Só o que não sabiam é que tudo isso havia sido previsto pelo rei, e sua morte faria a luz que havia dentro de si, iluminar o caminho para fora da caverna.
O caminho está iluminado, mas só pode sair da caverna quem estiver disposto a enxergar suas feridas e sua sujeira causada pela escuridão e deixar-se ser tratado pelo príncipe.
Muitos já saíram da caverna, mas outros ainda preferem a escuridão.

João 3: 16-21
Mateus 5: 14-16

Jesus afirma de forma categórica que se fazemos parte do seus reino não temos outra opção que não seja resplandecer a luz de Cristo no mundo. "

Texto escrito por Almir de Souza, meu tio

10 comentários:

  1. Muito lindo seu blog! *-*
    Estou começando a escrever uma história, se se interessar, ta aí: http://sdesamantha.blogspot.com/
    beijos! ;*

    ResponderExcluir
  2. não tenho palavras pra esse texto, é sério! EU AMEI DE VERDADE, há muito tempo não lia algo tão bem escrito e com uma idéia tão importante pra se espalhar. *-* não falo por falar, todos os dias deveríamos fazer o possível pra nos libertarmos completamente da escuridão, mesmo que muitos prefiram ficar com ela.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, maravilhosa essa analogia! E sinceramente, estar na luz é muito mais prazeroso.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom adorei!
    Quando poder dá uma passadinha no meu blog também:
    http://coisasdomeudiario.blogspot.com/
    xoxo...

    ResponderExcluir
  5. Fiquei boba com esse texto.
    Sempre tive dificuldade de entender a essência da vinda de Jesus, mas seu tio soube escrever tão delicada e facilmente.
    Adorei o texto *-*

    ResponderExcluir
  6. repassei um selinho pra voce no meu blog *-*

    ResponderExcluir
  7. nossa, estou sem palavras mesmo. O meu post anterior tinha algo como se fosse uma pergunta, e aqui encontrei a resposta para ele. *-*

    estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
  8. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos peridos mais marcantes da vida.
    Mais o que você pensa disso?

    Visita meu blog?

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Se gostar seque lá!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Lindo ... não tenho palavras ...
    lindo seu blog.

    att, Cherry Snow

    ResponderExcluir
  10. Você sumiu! Espero que apareça mais :D Aliás, feliz Ano Novo \o/

    ResponderExcluir